Páginas

19.4.08

XV Encontro do MNDH abre com solidariedade aos indígenas

O XV Encontro Nacional do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) foi aberto no município de Aracruz/ES, na Aldeia Pau Brasil, dos indios Tupiniquim, na noite desta sexta-feira (18) com a presença de aproximadamente 500 pessoas de todos estados do Brasil.
Os participantes acompanharam apresentações musicais, danças, discursos e a abertura oficial pela coordenadora nacional Rosiana Queiroz que lembrou que o Encontro está sendo aberto na véspera do dia do índio, agradeceu a todos os colaboradores e movimentos sociais presentes. Queiroz lembrou que depois de sair da ditadura militar, estamos avançando na democracia devido à luta por direitos humanos de todas as entidades e pessoas, mas é necessário radicalizar, retomando as raizes da luta pelos Direitos Humanos no Brasil. Pelo MNDH-ES falou Ademir Torres. Disse estar felize com a realização do Encontro no Espírito Santo.
O Encontro foi realizado na Aldeia indígena devido à luta que os índios desenvolvem em busca da conquista e garantia da terra até então explorada por plantio de eucaliptos pela Aracruz Celulose e que agora, felizmente volta a ser dos índios.Representando as aldeias indígenas falaram o cacique Valdeir,Tupiniquim, da Aldeia Pau Brasil; o cacique Peru, Guarani, da Aldeia Piraqueaçu e a cacique Edinéia, Tupiniquim, da Aldeia Irajá. Todos desejaram boas vindas e afirmaram estar contentes com a presença de todos. O cacique Valdeir afirmou: “a união faz a força”.
No final da cerimônia, o MNDH premiou como personalidade padre Gunther Zbuic, da Pastoral Carcerária; como organização, o Movimento de Mulheres Campesinas (MMC) e como experiência, a luta de resistência dos índios Tupiniquim/Guarani do Espírito Santo.
Mais informações e fotos encontram-se no site do MNDH Nacional.

Nenhum comentário:

ASSUNTOS PUBLICADOS