Páginas

19.4.08

CARTA DOS ÍNDIOS TUPINIKIM E GUARANI

A carta abaixo foi lida e entregue pelos caciques das aldeias à coordenação do Movimento Nacional de Direitos Humanos, durante a abertura do XV Encontro Nacional do MNDH, na Aldeia Indígena Pau Brasil-Tupinikim, no município de Aracruz/ES, a 60 km de Vitória, na noite de 18 de abril de 2008.
A LUTA DOS POVOS INDÍGENAS DO ESPÍRITO SANTO E O MOVIMENTO NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

Após 40 anos de luta, nós, Tupinikim e Guarani conseguimos recuperar parte do nosso território, ocupado ilegalmente pela Aracruz /celulose. Nestes anos de lauta e sofrimento sempre contamos com o apoio do Movimento Nacional de Direitos Humanos.
Nossa luta ainda não terminou. Nossas terras (18.070 ha) estão sendo demarcadas e esperamos que neste ano sejam homologadas pelo Presidente da República. Além disso, temos um grande desafio pela frente, que é a recuperação ambiental das nossas terras, degradadas pelo uso contínuo da monocultura do eucalipto e encontrar alternativas econômicas para garantir o sustento dos nossos povos.
Neste dia 18 de abril, véspera do Dia do Índio, estamos comemorando a nossa vitória e a nossa resistência junto com vários de nossos aliados e parceiros.
Neste sentido, queremos aproveitar este dia importante para os Povos Indígenas e a realização do XV Encontro Nacional dos Direitos Humanos, cujo tema é a Radicalização na Luta por Direitos Humanos, para solicitar a continuidade do apoio e a solidariedade dos nossos companheiros dos Direitos Humanos na luta dos Tupinikim e Guarani por seus direitos históricos.
Aldeia Pau Brasil, 18 de abril de 2008.

Comunidades Indígenas Tupinikim e Guarani

Nenhum comentário:

ASSUNTOS PUBLICADOS