Páginas

19.4.08

Carta de dom Pedro Casaldáliga

Carta de dom Pedro Casaldáliga enviada aos participantes do XV Encontro Nacional do MNDH, em Aracruz/ES e lida na abertura do evento.

QUERIDOS PARTICIPANTES DO XV ENCONTRO NACIONAL DO MNDH

Estou unido a vocês nesse XV Encontro Nacional de Direitos Humanos. Esses Direitos que são também divinos. Ser Humanidade em igualdade fraterna e em identidades complementarias é o primeiro direito e a primeira missão universal. Vocês dizem muito bem que se trata de “radicalizar a luta pelos Direitos Humanos”. Toda verdadeira política, toda ação social, toda missão pastoral ou social devem ser a reivindicação, a conquista, e a vivência dos Direitos Humanos.
A presença dos Povos Indígenas no Encontro é já, ir às raízes dos nossos direitos. Enquanto não se responda eficazmente a reivindicações das pessoas e povos excluídos, as celebrações cívicas e as promessas rotineiras acabam sendo um sarcasmo. Os Povos Indígenas e os Povos Quilombolas são a nossa raiz.
Seguiremos unidos nessa lutas, contra o capitalismo neoliberal, contra a prepotência das Aracruzes da morte e seguiremos arvorando a esperança inabalável, porque tem a garantia do próprio Deus da vida e do amor.

Recebam um forte abraço deste velho companheiro de caminhada.

Pedro Casaldáliga

Nenhum comentário:

ASSUNTOS PUBLICADOS