Páginas

7.5.08

MNDH contra a violência sobre os índios no Pará

Face à extrema violência perpetrada por jagunços a mando do rizicultor e prefeito de Pacaraima (Roraima), Paulo César Quartieiro (DEM), que vitimaram pelo menos 10 indígenas da Reserva Raposa Serra do Sol, na manhã da última segunda-feira (5 de abril), o Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) vem prestar irrestrita solidariedade aos agredidos e exigir a mais severa e rápida punição aos responsáveis por este ato hediondo.
O MNDH exige do Supremo Tribunal Federal (STF), do governo do estado de Roraima, na figura de seu governador, José Anchieta Júnior (PSDB), e da Polícia Federal uma ação efetiva para garantir aos grupos indígenas que habitam a Reserva Raposa Serra do Sol a ocupação de uma área que lhes pertence de fato e de direito, sem que venham a ser vítimas de atos brutais como o da última segunda-feira.
Às 5 horas desta segunda-feira, um grupo de 103 indígenas, entre homens e mulheres, iniciou a ocupação de uma área livre de plantação de arroz e afastada da sede. Em pouco tempo, eles construíram quatro malocas (casas) com palha e madeira. Dois funcionários de Quartiero chegaram ao local pilotando motos e ordenaram a saída dos índios. Diante da negativa, foram embora e retornaram com mais três motoqueiros e uma caminhonete.
O grupo de jagunços de Paulo César Quartieiro chegou atirando sem dar qualquer chance de defesa às vítimas.
Eis a íntegra da Nota de Repúdio do MNDH, assim como a descrição do ataque dos jagunços contra os índios.

Nenhum comentário:

ASSUNTOS PUBLICADOS