Páginas

19.3.08

Olympio Sotto Maior é apresentado ao Prêmio de Direitos Humanos

O Procurador de Justiça do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, foi indicado a concorrer o Prêmio nacional de Direitos Humanos que o MNDH conferirá ao vencedor na noite de 18 de abril, em Vitória/ES.
Sotto Maior, até fevereiro de 2006 foi coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente do Estado do Paraná e atualmente integra e é coordenador da 1ª Procuradoria de Justiça Criminal do Ministério Público do Paraná. De acordo com o Instituto de Defesa dos Direitos Humanos (IDDEHA), entidade de Curitiba, filiada ao MNDH, que apresentou Olympio de Sá Sotto Maior Neto descreve que o Procurador "há muito é reconhecido como um dos ícones de maior destaque, principalmente na defesa daqueles que, embora considerados “o futuro desse país”, as crianças e os adolescentes, continuam sendo vítimas de tratamento inadequado, desrespeito, violência e outras ações de violação de direitos básicos por grande parte da máquina estatal e da sociedade.
A defesa dos direitos da criança e o adolescente, buscando a implementação da doutrina de proteção integral dessa criança e desse adolescente, prevista em tratado internacional do qual o Brasil é signatário, pautou e continua sendo o objetivo maior da vida de OLYMPIO DE SÁ SOTTO MAIOR NETO, em âmbito nacional e internacional.
Sua participação na elaboração e aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), bem como sua colaboração com o processo de adaptação das legislações da América do Sul à Convenção Internacional dos Direitos da Criança e do Adolescente são fatos que vem ratificar a atuação e o valor de OLYMPIO DE SÀ SOTTO MAIOR na militância em Direitos Humanos.
Mas, a luta desse cidadão brasileiro não se resume ,entretanto, na defesa e prevenção dos Direitos das crianças e adolescentes.
Sua participação foi fundamental para a criação do Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná e, mais importante ainda foi sua luta para a implementação do Programa de Testemunhas em nosso Estado, garantindo a vida daqueles que, de alguma forma, corriam risco de morte. Os movimentos sociais sempre tiveram no cidadão e no Promotor OLYMPIO DE SÁ SOTTO MAIOR NETO uma referência de justiça ,incluindo,dentre outros os movimentos pela terra e pela moradia", finaliza o IDDEHA.

Nenhum comentário:

ASSUNTOS PUBLICADOS