Páginas

15.2.08

Desfavelamento de favelas que não existem

Em Maringá/PR vem se desenrolando uma batalha campal entre a prefeitura municipal e os moradores do Conjunto Santa Felicidade que no passado (até início da década de 80) eram moradores de diversas favelas da cidade. Concentrados na época em um bairro distante da cidade, hoje estão cercados por bairros de classe média.
Maringá é atualmente conhecida como “cidade sem favelas” e, surpreendendo os maringaenses, o prefeito Sílvio Barros II apresentou ao Ministério das Cidades, em Brasília/DF, um projeto de desfavelamento de favelas que não existem na cidade. As denúncias são de que foram apresentadas fotos de locais que nada tem a ver com o Conjunto dos moradores, podendo ser inclusive de outros municípios, engando o Ministério das Cidades, o que pode levar a ações de improbidade administrativa contra o gestor público de Maringá.
O episódio nacionalizou-se devido a gravidade dos fatos e a forma como o projeto foi elaborado. Vários canais de televisão e jornais escritos já deram destaques à questão. A qualquer momento pode também ser divulgado pela Rede Globo de Televisão, podendo não ocorrer devido às pressões que a emissora pode estar sofrendo por parte dos políticos locais, estaduais e nacionais.
O MNDH vem acompanhando e se fazendo presente em todas as discussões por meio da ONG Mães Justiça e Paz, entidade filiada ao Movimento e sempre que necessário este espaço voltará a informar sobre o desenrolar dos episódios. Os fatos e discussões envolvendo políticos, moradores e grupos de apoio podem ser acompanhados pelo blog do jornalista e blogueiro Ângelo Rigon, escolhido oficialmente pelos moradores para noticiar os fatos.

Nenhum comentário:

ASSUNTOS PUBLICADOS