Páginas

14.12.07

Bispo da Bahia faz greve de fome


Desde o dia 27 de novembro, dom Luiz Flavio Cappio, bispo da diocese de Barra – Bahia, encontra-se em jejum permanente e em oração contra o projeto de transposição das águas do rio São Francisco. Ele retomou o protesto depois de dois anos que o presidente Luis Inácio Lula da Silva descumpriu o compromisso assumido em outubro de 2005, de suspender a transposição do Rio São Francisco e iniciar um diálogo amplo com a sociedade.
Várias entidades religiosas e movimentos sociais devem organizar no dia 17 DE DEZEMBRO – próxima segunda feira - UM DIA DE VIGÍLIA E JEJUM SOLIDÁRIO em lugares públicos nos mais diferentes municípios do Brasil.
Algumas da orientações é que sejam produzidas faixas, cartazes, comunicar a imprensa, divulgar em rádios e tvs, convidar as pastorais, movimentos sociais e entidades a se unirem no mutirão de oração e jejum.
As entiades e pessoas que defendem os pobres do Nordeste entendem que a transposição do Rio São Francisco não beneficiará quem de fato precisa e pedem que faça-se chegar a todos os recantos do País a notícia de que o projeto responde a um modelo de desenvolvimento capitalista predatório. Os defensores dos pobres do Nordeste afirmam que querem ver implementadas políticas que se baseiam no respeito à vida e ao meio ambiente.
Assim, cresce a cada dia a adesão - dentro e fora do País - às causas apontadas por Dom Luiz e ao seu gesto político. Para conhecimento de todos, até o momento, a vitória conseguida foram duas liminares determinando a suspensão das obras de transposição por conta de irregularidades do projeto. Apesar disso, o Governo Federal não paralisou as obras e não demonstra nenhuma disposição para o diálogo.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), após dialogar com o presidente Lula passou a apoiar a greve de fome do bispo e convocou a população do Brasil a fazer no próximo dia 17 de dezembro, um dia de jejum em apoio ao grevista. Conheça os MOTIVOS DO JEJUM e as SUGESTÕES DA CNBB.

Nenhum comentário:

ASSUNTOS PUBLICADOS