Páginas

13.4.07

Aluna surda se forma em pedagogia

Informações de Clóvis Pereira
Coordenação do MNDH-PR
Vice-Presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Londrina e Região (ADEVILON)

Unisc forma primeira aluna surda - 22/03/2007
A impossibilidade de escutar, não foi barreira grande o suficiente para que Cristiane Ramos Müller, 35 anos, desistisse de ter uma profissão. Surda desde o nascimento, ela alcançou no último dia 10, uma das grandes vitórias de sua vida: a formação em um curso superior. A conquista teve a participação do Núcleo de Apoio Acadêmico (NAAC), da Unisc.
Desde o início do curso, em 2000, Cristiane, que se formou em Pedagogia –habilitação Séries Iniciais, teve a ajuda de uma intérprete de libras - a Língua Brasileira de Sinais. A intérprete atuou como uma mediadora entre Cristiane e os professores. Todo conteúdo repassado em sala de aula era transmitido em libras, simultaneamente, para Cristiane. De resto, a conclusão do curso foi resultado de muito estudo. “Algumas disciplinas foram bem difíceis, mas os professores sempre explicaram muito. Tive que me adaptar”, afirma Cristiane, por meio da língua de sinais.
As dificuldades encontradas, conforme Cristiane, foram diminuindo com o passar do curso. Por isso, para quem tem alguma deficiência e pretende começar ou voltar a estudar, ela recomenda persistência. “Eu pensava que estudaria para sempre, que nunca chegaria a me formar. Mas quando vi, chegou a formatura. É preciso procurar ajuda e começar. Os professores e os colegas me aceitaram e me respeitaram. Foi uma troca”, destaca. A experiência de Cristiane com os estudos foi tão positiva que, inclusive, ela pensa em fazer mestrado, trabalhando com a questão da surdez. Além disso, a meta é continuar as atividades na Escola Estadual Gaspar Bartholomay, onde Cristiane trabalha há dois anos.
Cristiane foi a primeira aluna surda formada pela Unisc. Neste ano, uma estudante do Centro de Educação Profissional (Cepro) também concluiu o curso como auxílio do NAAC.

Nenhum comentário: