Páginas

29.6.07

MANIFESTANTES EM DEFESA DO RIO SÃO FRANCISCO SÃO AMEAÇADOS POR REINTEGRAÇÃO DE POSE DO GOVERNO FEDERAL

Neste momento, mais de 1.500 pessoas ocupam o canteiro inicial das obras da Transposição do Rio São Francisco, no município de Cabrobó, PE, em defesa do Velho Chico. Depois de o Governo Federal ter fechado todas as negociações e anunciado o início das obras, e de esgotadas todas as vias de diálogo e judiciais, movimentos e entidades ocuparam o canteiro de obras em 26 de junho. Agora, centenas de indígenas, quilombolas, pescadores, ambientalistas, ativistas de direitos humanos e integrantes de movimentos de luta pela terra se vêem ameaçados por uma ação de Reintegração de Posse do Governo Federal. Contra mais essa ameaça, viemos pedir o apoio de todas e todos os parceiros na luta contra a Transposição, fundamental para garantir o sucesso da luta e a sobrevivência do São Francisco.
Desde 2005, o governo federal prometeu reabrir as discussões sobre a Transposição de forma democrática, mas nenhum passo significativo foi dado nessa direção. Embora o governo tenha criado uma comissão de negociação, nenhuma discussão foi encaminhada; assim que a última liminar que impedia as obras foi derrubada no Supremo Tribunal Federal, o Governo Federal retomou o processo de licenciamento e licitação para as obras, ignorando de forma autoritária os protestos e apelos da sociedade civil.
Diversas manifestações foram realizadas por todo o país pedindo a suspensão das obras e a abertura do diálogo, inclusive um Acampamento Nacional em Brasília no mês de março; mesmo assim, o governo mostrou-se insensível. Sem outra escolha a não ser sucumbir à estratégia desleal do Governo e desistir da luta, movimentos e entidades optaram pela radicalização como única via de salvar o rio, e ocuparam o canteiro de obras em Cabrobó na última segunda-feira.
Nem com a ocupação o governo reabriu as negociações; ao invés disso, preferiu entrar com uma Ação de Reintegração de Posse contra os manifestantes, deixando clara su a recusa em dialogar qualquer coisa com a sociedade, e mostrando qual o grau de truculência que deve utilizar para conduzir o processo.
Para evitar que seja concedida uma liminar e seja criada uma situação de conflito na região, com uma desocupação forçada, é essencial que o maior número possível de pessoas e entidades manifestem o apoio aos manifestantes, enviando a carta em anexo, por fax ou e-mail, ao gabinete do Juiz federal Georgius Luis Argentini Príncipe Tedidio:
20ª Vara Federal de Salgueiro/PE
Juiz Georgius Luis Argentini Príncipe Teditio
Tel.: (87) 3871 8100 – Fax: (87) 3871 8116 – E-mail: vara20@jf.pe.gov.br
Contamos com seu apoio e colaboração, essenciais para a vitória na defesa do Rio São Francisco!

Cabrobó, 28 de junho de 2007

MST - MPA - MMC - MAB - APOINME - MONAPE - CETA - SINDAE - CÁRITAS - CIMI - CPP - CPT - ASA - AATR - PJMP - CREA/BA - SINDIPETRO AL/SE - CONLUTAS - Federação Sindical e Democrática de Metal úrgicos do Estado de MG - Terra de Direitos - Fórum Nacional da Reforma Agrária - Rede Brasileira de Justiça Ambiental - Fórum Permanente em Defesa do Rio São Francisco / BA - Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Norte de MG ? Fóruns de Organizações Populares do Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco - Frente Cearense Por uma Nova Cultura da Água Contra a Transposição - Projeto Manuelzão/MG - STRs, Colônias de Pescadores, Comunidades Ribeirinhas, Indígenas, Quilombolas, Vazanteiras, Brejeiras, Catingueiras e Geraiseiras da Bacia do Rio São Francisco

Um comentário:

Anônimo disse...

Só tenho uma pergunta, não vejo os manifestantes dos direitos humanos e os ambientalistas das regiões que sofrem com a seca no nordeste falarem contra a transposição, onde eles estão, não estão apoiando vocês? Qual será o motivo disto, será que não defendem o meio ambiente tão bem como vocês?