Páginas

5.2.10

Assembleia dos movimentos sociais define pauta para este ano

Plenária realizada no Fórum Social Mundial estabeleceu algumas datas de lutas e temas prioritários para 2010

Os diversos movimentos sociais do Brasil e do mundo realizaram a sua já tradicional assembleia unificada no marco do Fórum Social Mundial (FSM). Segundo a organização, o evento reuniu cerca de mil pessoas no auditório da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Durante o encontro, estabeleceu-se que as inúmeras pautas para 2010 que constarão do documento final dos movimentos reunidos no FSM estarão inseridas em quatro eixos fundamentais de lutas: contra os efeitos da crise do capitalismo sobre os trabalhadores, contra as políticas que causam danos ao meio ambiente, contra a militarização e pela soberania alimentar.

Ficou definido que no dia 31 de maio ocorrerá, em São Paulo, uma assembleia nacional dos movimentos sociais, com o objetivo de estabelecer um calendário comum de lutas. Antes da leitura do texto preliminar, pelo menos dois importantes eventos foram anunciados:

- O Fórum Social das Américas, que será realizado entre os dias 11 e 15 de agosto na capital do Paraguai, Assunção;
- Uma conferência dos povos sobre as mudanças climáticas, que ocorrerá em Cochabamba, na região central boliviana, entre 19 e 22 de abril.

*Fonte: Brasil de fato – 29/01 – Por Igor Ojeda

Nenhum comentário: